www.labpam.com.br | Histórico | Colaboradores
Histórico do LabPAM

A LabPAM Saber e Tecnologia de Avaliação é uma empresa fundada pelos criadores do Laboratório de Pesquisa e Medida (LabPAM) da Universidade de Brasília (UnB). A empresa LabPAM visa os mesmos objetivos do laboratório LabPAM-Unb, mas com a intenção de levar para a sociedade em geral os produtos e serviços que lhe são referentes. Para melhor definir as competências da empresa LabPAM, é ilustrativo apresentar o histórico do laboratório universitário LabPAM-Unb.


O LabPAM-UnB surgiu de um projeto de financiamento à FINEP – enviado em novembro de 1987 e aprovado em abril de 1988 –, para a instalação de um laboratório de pesquisa em psicometria no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.


A implementação do Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida (LabPAM-Unb) resultou numa série de importantes desenvolvimentos na área da avaliação no Brasil, os quais podem ser sumariados como segue:



– Criação de testes e inventários

Elaboração de instrumentos de avaliação do comportamento humano com base na psicometria clássica e moderna.

Saiba mais


– Elaboração de livros técnicos

Elaboração de livros especializados em diversas áreas tais como: Teoria Psicométrica, Teoria Psicológica, Manuais de instrumentos psicológicos, Teoria e manuais de programa de intervenção (Planejamento estratégico, Profissiografia, Avaliação de Programas, dentre outros).

Saiba mais


– Formação de pesquisadores em avaliação

Orientação e formação de mais de 30 mestres e doutores na área da Psicometria, que atuam em várias universidades brasileiras e nos ministérios do governo, especialmente no MEC/INEP.




– Elaboração de projetos integrados

O LabPAM-Unb recebeu apoio do CNPq para a execução de projetos integrados, visando sobretudo o estudo e a produção de material para a avaliação dos recursos humanos com referência ao desempenho e ao potencial do ser humano nas mais variadas atividades, bem como a avaliação de programas e de competências. Destes projetos também resultaram instrumentos psicológicos aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia para uso em processos seletivos.




–Assessoria técnica aos órgãos de segurança do Brasil

O LabPAM-Unb atendeu sistematicamente órgãos de segurança no país, em especial, Polícia Civil do Distrito Federal, Polícia Militar de vários estados, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, produzindo a profissiografia dos cargos, avaliação psicológica em Concursos Públicos em parceria com o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos – CESPE/UnB, bem como apoio científico no processo de acompanhamento e desenvolvimento dos policiais.




– Cursos de aperfeiçoamento em instrumentação e avaliação psicológica

O LabPAM-Unb promoveu uma série de cursos de aperfeiçoamento em especial no Distrito Federa, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio de Janeiro: cursos anuais de 120 horas em Psicometria, elaboração de instrumentos de avaliação psicológica e capacitação do uso dos testes psicológicos que compõem a Lista do Conselho Federal de Psicologia. Ofereceu igualmente cursos para aprendizagem da tecnologia de elaboração de profissiografias, sobretudo para os órgãos de segurança de diversas unidades da federação, bem como cursos de planejamento estratégico para o Ministério da Saúde.




– Intercâmbios com instituições de pesquisa e universidades

O LabPAM manteve intercâmbios nacionais e internacionais com instituições de pesquisa, universidades e órgãos do governo.

Saiba mais



Outros Produtos Do LabPAM
Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado

Trabalhos acadêmicos com elaboração de instrumentos psicológicos.

Saiba mais

Pesquisa Sobre Testes e Instrumentos Psicológicos

O LabPAM continua elaborando novos instrumentos de avaliação do comportamento humano.

Saiba mais